Detectores de Fumaça

Quando pensamos nos riscos que um incêndio pode causar à vida das pessoas, logo nos vem à cabeça, além da possibilidade de queimaduras, a intoxicação causada pela inalação de fumaça. Por isso, é importante que edifícios de todos os portes - residenciais e comerciais - sejam adequados a todos os itens de segurança necessários para resguardar a integridade dos indivíduos.

A pressurização de escadas é a maneira mais eficaz de evitar com que a fumaça se acumule nos ambientes e com isso desperte o estado de desespero das pessoas e, conseqüentemente, um tumulto desnecessário no momento da evacuação do local.

Neste artigo, tratamos como funciona o Motor de Pressurização de Escadas, e suas formas de acionamentos.

Contratar uma empresa de confiança, com boa imagem no mercado e que apresente produtos devidamente certificados, aprovados pelos órgãos municipais e pelo corpo de bombeiros é o caminho mais recomendado no momento de instalar a pressurização de escadas em condomínios.

Mas, afinal, o que é pressurização escadas?

São dutos instalados nas escadas de prédios que podem funcionar mecânica ou automaticamente sempre que for observada a presença de focos de incêndio, através do detector de fumaça que faz parte do sistema, dentro do prédio. Esses dutos acionam extintores que trabalham para insuflar o ar das escadas e dessa forma impedem que fumaça e os gases tóxicos tomem conta de todo o ambiente.

No estado de São Paulo já é obrigatória a presença pressurização de escadas nos edifícios – decreto 897/76 e pela portaria 0156/2000 do Corpo de Bombeiros -, esse sistema facilita, também, o trabalho do corpo de bombeiros tanto no que diz respeito à evacuação do local, como também para que entrem e encontrem o foco do incêndio com maior exatidão.

A fumaça prejudica a visão e orientação de quem está dentro do local incendiado, além disso, em alguns casos quando há produtos inflamáveis, as toxinas podem em poucos minutos fazer com que quem as respire perca a consciência.

Vantagens da instalação do sistema

Segurança é a palavra chave para definir a importância de instalar um sistema de detector de fumaça com pressurização de escadas . Garantir que todas as pessoas conseguirão sair de maneira segura, sem inalar fumaças tóxicas e que não ocorra algum outro acidente por causa da falta de visão ao se deslocar para fora do edifício, é fundamental. Lembrando sempre que o número de óbitos causados pela inalação de fumaça é alto e muitas pessoas que sobrevivem a um trauma desse tipo apresentam problemas respiratórios graves, como seqüelas permanentes por inalação de gases tóxicos.

Outro ponto que devemos destacar é a facilidade com que o sistema pode ser instalado, tanto em prédios em construção como em edifícios mais antigos. Qualquer construção pode e deve receber o sistema de pressurização de escadas em sua estrutura, basta contratar uma empresa especializada para tal.

Vale ressaltar que é fundamental e obrigatório após a instalação do sistema de pressurização de escada de incêndio, a perícia e liberação do corpo de bombeiros dando o aval positivo e manutenção anual do equipamento. Por isso, não se esqueça de verificar junto aos órgãos responsáveis qual a validade do alvará perícia.

Trabalhamos com as principais marcas do mercado