Projeto de Pressurização de Escadas

Em caso de incêndio, o sistema de pressurização de escadas tem o objetivo de manter sob pressão o ar dentro da escada para evitar que a fumaça ou outros gases perigosos entrem no local. Ficando livre dessas substâncias, a escada pode ser uma rota de fuga segura durante esse tipo de emergência.

Nos edifícios verticais, o sistema de pressurização de escadas de emergência é formado por um arranjo eletromecânico de ventilação forçada que insufla ar na caixa de escada. Dessa maneira, a pressão local fica entre quarenta e sessenta pascal, evitando que a fumaça e gases nocivos consigam infiltrar.

A Central de Detecção de Fumaça é o coração do sistema de pressurização de escada de emergências. Saiba mais sobre esse tema acessando nosso artigo

O sistema é composto da instalação de um ventilador com motor elétrico, que é montado em um compartimento isolado. O ar externo é, então, captado por veneziana de tomada de ar externo que possui filtro de partículas. A partir do ventilador, o ar segue pelo duto de descarga até chegar à escada de emergência. Para acionar o sistema de pressurização basta acionar manualmente a botoeira que fica instalada na portaria do edifício ou acionar diretamente no quadro elétrico do ventilador. Além disso, pelo sistema de detecção de incêndio, o sistema pode ser acionado automaticamente.

O balanceamento da pressão de ar requerida na escada é controlado através de dampers manuais com dimensões específicas, que são instalados na descarga do ventilador.

Neves Ar Condicionado e Pressurização de Escadas de Emergência

Fundada por diretores com mais de dez anos de experiência na área de Refrigeração, Exaustão e Ventilação, a Neves Ar Condicionado possui técnicos devidamente registrados no CREA, que possuem autorização para emitir, quando necessário, o ART, Anotação de Responsabilidade Técnica. Além de possuir responsabilidade social e ser preocupada com o cuidado do meio ambiente, a empresa também promove treinamento e atualização constantes, objetivando estar sempre por dentro das tecnologias do mercado.

O Sistema de pressurização de escadas instalado pela Neves Ar Condicionado, está em conformidade com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9077 e Instrução técnica do Corpo de Bombeiros - IT - CB 13/01. Além de seguir rigorosamente as normas técnicas, a empresa oferece um projeto minucioso e eficaz, com todas as especificações necessárias para esse tipo de implantação.

Para que orçamento e elaboração do projeto tenham todas as medições e verificações exatas, a Neves Ar Condicionado utiliza como base em todo o processo de planejamento execução o Projeto Específico de pressurização de escadas. Nesse projeto, trazem-se informações relacionadas à quantidade de andares em que o projeto deverá ser aplicado e, a partir disso, a quantidade de motores e vazão de cada um deles no sistema.

No projeto, também se especifica as medidas relacionadas às grelhas de insuflamento, modelo das portas corta-fogo e demanda de quantidade de sensores de fumaça, bem como o mapa de instalação dos mesmos ao longo do sistema. Também é definido o local da casa de máquinas e a quantidade de motores, havendo a possibilidade de implantação de um motor reserva.

Outro ponto observado é a forma com que o ar é enviado às escadarias, se será via dutos dentro de shaft ou diretamente no shaft de alvenaria. Além, claro, de planejar a dimensão dos dutos que sairão dos motores até o shaft. A empresa tem o cuidado de estipular cada detalhe no projeto, para um melhor planejamento do contratante com um orçamento completo e para que o serviço seja realizado minuciosamente.

Trabalhamos com as principais marcas do mercado