Quadro elétrico e a pressurização de escadas

A Pressurização Escadas é essencial para garantir a segurança de todos os indivíduos que estiverem em um edifício. O sistema oferece a proteção necessária para sair do prédio sem se machucar. Existem diversos sistemas de pressurização que atendem às exigências que os riscos oferecem. Eles operam em formas variadas, dependendo das características de cada um.

Quando um espaço recebe uma quantidade de ar continuamente, considera-se que ele está pressurizado. Esse ar recebido faz com que existam diferentes pressões entre esse espaço e os adjacentes. Sendo assim, a continuidade de ar segue uma trajetória para parte exterior do edifício, deixando um fluxo de ar nesse caminho.

Antes de iniciar qualquer projeto é necessário realizar um planejamento, dimensionando todas as etapas técnicas, acesse nosso artigo onde tratamos sobre o Projeto de Pressurização de Escadas e suas devidas métricas de analise.

Em ocasiões extremas, os indivíduos que estiverem dentro do edifício seguirão a trajetória do fluxo de ar, que estará preservada de fumaça ou fogo e sairão em perfeita segurança do ambiente. A pressurização de escadas de emergência trata-se de um sistema de ventilação mecânica.

Para evitar que a fumaça de um incêndio se infiltre pela saída de emergência de um edifício vertical, é preciso fazer uso de um conjunto de moto ventiladores. Eles são necessários para insuflar uma continuidade de ar através das escadas de saída, garantindo a pressão ideal para desocupar o prédio em plena segurança.

É instalado um ventilador de alta potência com um motor elétrico. O ar que será insuflado através de toda escada de emergência é conduzido por um duto de descarga de ar, que parte do ventilador. Todo o aparato é montado em um compartimento isolado no prédio e todo o ar usado virá da área externa. Esse ar será captado por uma veneziana de tomada de ar externo provida de um filtro de partículas.

Um sistema de pressurização de escadas necessita ter alguns elementos básicos. São eles: sistema de acionamento e alarme; mecanismos de captação do ar externo; trajetória para o ar circular e sair para a parte exterior; fonte de energia em quantia suficiente. O mecanismo inteiro deve fazer duas coisas, essencialmente: garantir que a pressão nas áreas de saída esteja num nível adequado e impedir que a fumaça entre no interior da escada.

Através das características do motor, é possível conceber como será a construção do quadro elétrico de ligação do sistema. É feita uma análise, onde será levado em consideração voltagem, amperagem e capacidade em CV (cavalos). Então, através disso, serão definidos os disjuntores, sinaleiros, botões de liga e desliga, reles, contadoras, etc.

A pressurização de escadas pode ser ligada de forma manual ou através de sistemas e dispositivos de ligação diversos. Existe o sistema de ligação automático, que é acionado quando um sensor identifica um incêndio. A ligação manual pode ser feita com uma botoeira, que é instalada na portaria do prédio. Mas, também existe o sistema manual, que é ligado diretamente no quadro elétrico do ventilador.

Na descarga do ventilador e no topo da escada pressurizada são instalados dampers manuais e automáticos devidamente dimensionados, cuja funcionalidade é garantir um balanceamento da pressão de ar requerida nas saídas de emergência. O sistema pode ser projetado de duas formas. A primeira, de um estágio, começa a operar apenas em situações de emergência, estando desligada quando não há sinais de fogo. A segunda, de dois estágios, opera continuamente em um nível baixo, se elevando quando aparecem indícios de incêndio no edifício.

Os dois sistemas funcionam muito bem, mas especialistas recomendam que se utilize a de dois estágios, pois, além de oferecer segurança em tempo integral, propicia uma constante renovação do ar que circula através das escadas.

Garantias de qualidade

Para garantir a máxima segurança em uma empresa ou indústria, é necessário buscar por serviços de qualidade. Quem deseja encontrar sistemas de refrigeração e Pressurização Escadas deve ter em mente que só um sistema de alto nível pode trazer uma proteção eficaz. A empresa a ser contratada deve garantir que o cliente está adotando um sistema de reconhecida qualidade, de acordo com normas e instruções técnicas.

Quem contratar o Sistema de pressurização de escadas da Neves Ar Condicionado terá essa garantia, pois a empresa está em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira das Normas Técnicas – NR 9077 e Instrução técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01. A qualidade profissional é levada em conta e os técnicos são devidamente registrados no CREA. A empresa busca estar a par das novas tecnologias do mercado, SISTEMA VRV, VRF de qualquer fabricante. As ferramentas e produtos utilizados são recomendados pelo IBAMA e o CETESB.

A Neves Ar Condicionado foi fundada em 2011, partindo da iniciativa de diretores experientes na área de refrigeração, ventilação e exaustão. A empresa localiza-se em São Paulo e atua em todo o território nacional. É reconhecida não só pela experiência no ramo, mas também pela preocupação com o bem-estar social e do planeta. Devido a suas ações em prol do meio ambiente, recebeu da Revista Top Of Business o prêmio Ações de Responsabilidade Civil e Sustentabilidade.

Trabalhamos com as principais marcas do mercado